quinta-feira, 2 de abril de 2009

Super-Heróis

Descobri o problema do mundo. Logicamente, não poderia ser outro a não ser a falta de super-heróis. Lembro-me de quando era mais jovem. Por todos os lugares era possível encontrar um. Nas mídias, heróis como o Homem-Aranha, Super-Homem e companhia tinham seu espaço e alí lutavam a favor de seus ideiais.
No dia a dia, também era possível encontrar super-herois. Certamente eram a minoria, porém, isso faz parte pois ser um deles não é nada fácil. Mas haviam! Havia a super-mãe, que, por mais dificil que fosse a condição financeira, com seu super amor lutava todos os dias para levar alimento e carinho para seus filhos. Havia o super-policial, que lutava contra a bandidagem e a favor do cidadão, não ao contrário. Tinha também o super-juíz, com super senso de justiça, que ficava do lado do que era certo.
Figuras assim são cada dia mais difíceis de encontrar. Na cultura popular, o que prolifera são personagens às avessas. Tanto a mídia quanto a massa promovem a era do individualismo, onde cada um cuida de seus próprios interesses e os realiza não importando o que tenha que ser feito para isso. Em uma sociedade assim, o super-heroi não tem espaço. Parece até mesmo piegas. O homem-aranha possuí a máxima "com grandes poderes vem grandes responsabilidades", mas, faria algum sentido em um mundo onde a palavra menos empregada é exatamente esta - responsabilidade - e ao invéz do super-vilão, o herói tem que salvar o cidadão dele mesmo?

Foi-se o tempo em que os heróis que inspiravam as pessoas eram guerreiros do bem utilizando uniformes chamativos e lutavam por ideais como responsabilidade, justiça e cidadania. Agora, o espaço que eles ocupam é apenas as prateleiras de HQs dos saudosistas que ainda acreditam nestes valores.
Atualmente, eles deram lugares para rappers rodeados por mulheres, dirigindo carros importados e ostentando jóias inacessíveis para os mortais.

(escreverei mais sobre isso)

Um comentário:

  1. "a cultura popular, o que prolifera são personagens às avessas. Tanto a mídia quanto a massa promovem a era do individualismo"
    PERFEITO
    "eles deram lugares para rappers rodeados por mulheres, dirigindo carros importados e ostentando jóias inacessíveis para os mortais"
    PERFEITO 2

    Mas talvez não é bem que não existam MAIS super-heróis. Talvez eles nunca tenham existido e o que aconteceu é a que a gente cresceu :/

    ResponderExcluir